quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Magia com Marion Zimmer Bradley


A gente estuda no colégio bem pouquinho de Literatura de Cavalaria no 1º Colegial, é só uma Introdução básica em "Trovadorismo", aqueles contos sobre "Cavaleiros" e "Cruzadas", mas essas estórias ou histórias escondem muito mais do que imaginamos. E foi meu interesse por esse tipo de literatura que descobri nossa autora da vez...Marion Zimmer Bradley....


Quando era mais jovem, eu devorei os 4 volumes de "As Brumas de Avalon"...é encantador como as palavras de Zimmer Bradley voando diante dos olhos, a cada paragráfo uma emoção...

Fora que, na minha opinião, esta é a verdadeira história de Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda", o resto é tudo imitação...( nesta parte sou feminista, já que quem narra a história é a Fada/ Bruxa Morana).

Eu me decepcionei um pouco com o filme/ minissérie, achei chinfrim, não era nada do que imaginei com os livros. Uma Morgana morena, um Arthur muito mole...sei lá....é minha opinião, seria o mesmo que descrever "Brida" de Paulo Coelho de uma outra forma.

Mas voltando ao nosso tema central, Marion Zimmer Bradley...

Nossa autora é descrita por muitos como a "autora de fantasia e ficção", mas para mim, ela tenta resgatar algo na história já perdida.

Um pouco da vida de Marion Zimmer Bradley e seus livros:

Nasceu em Albany, capital do estado de Nova Iorque, em junho de 1930. No auge da grande depressão econômica, seus pais eram muito pobres, impossibilitados, portanto, de oferecer-lhe uma educação esmerada. Teve que começar a trabalhar muito cedo, chegando a ser garçonete e faxineira. Ao completar dezesseis anos, ganhou uma máquina de escrever da mãe. Marion com o presente oferecido pela mãe começou a escrever histórias. No início, para sobreviver, sujeitou-se a produzir uma série de romances sensacionalistas. Nos anos cinquenta, era aquilo a que se chama uma “escritora de sucesso fácil”, vendia histórias de sexo e de mistério a revistas de grande tiragem, para sustentar marido e filhos. Por essa altura juntou-se a um grupo de activistas lésbicas denominado Daugters of Bilitis, considerada a primeira organização de direitos lésbicos dos Estados Unidos. Na década seguinte, dedicou-se à produção de romances góticos para poder tirar um curso universitário. As suas histórias de ficção científica do ciclo Darkover ( um planeta onde os seres humanos, ao contacto com os alienígenas, adquirem poderes extrapsíquicos) continuam a ter numerosos admiradores. Com As Brumas de Avalon, e a sua permanência de três meses na lista dos “bestesellers” do New York Times, Marion tornou-se uma escritora de prestígio e uma das mais lidas no mundo inteiro . Prosseguiu na mesma senda com Presságio de Fogo (1987) (lançado no Brasil com o título de "Incêndio de Tróia"), onde reescreve a guerra de Tróia de uma perspectiva feminista. Regressa ao universo mítico da Bretanha druídica, desta vez, em confronto com o Império Romano com A Casa da Floresta (1983). Em 1985, Marion Bradley lançou um novo livro, especialmente destinado ao público infantil. Muitos, no entanto, consideraram o livro uma obra adulta, e possivelmente imprópria para crianças: "A filha da Noite", baseado na ópera "A flauta mágica", de Mozart. Deixou mais de meia centena de livros.
Entre seus livros mais famosos estão As Brumas de Avalon, Presságio de Fogo/Incêndio de Tróia, A Casa da Floresta e a série Darkover.
Marion Zimmer Bradley foi casada duas vezes e teve dois filhos. Morava em Berkeley, na Califórnia.
Muito de sua notoriedade também se deve ao apoio que deu à comunidade de ficção científica americana.

[editar] Ciclo Darkover
A Chegada em Darkover (Darkover Landfall)
Num futuro distante, a humanidade começa a explorar e colonizar novos mundos. Uma nave que ia em direção a um desses planetas, sofre um acidente e acaba pousando em Darkover, um planeta que não teria sido escolhido para ser colonizado, pois era frio demais, e além disso abrigava espécies inteligentes, embora não civilizadas. Sem ter como voltar ao espaço, nem como se comunicar, a expedição é dada como perdida pela terra. Mas muitos sobreviveram a queda, e pretendem reparar a nave e prosseguir viagem. Entretanto, eles não estavam preparados para o vento fantasma...
A Rainha da Tempestade (Stormqueen)
Na era do caos, um período de confusão e terrivel tirania em Darkover, o planeta do sol vermelho, antes da chegada da primeira expedição da terra, nasce uma criança num dominio das montanhas que seria conhecida como Rainha da Tempestade.
A Dama do Falcão (Hawkmistress)
Este livro conta a história de Emmily MacAran. No tempo dos Cem Reinos, quando uma sangrenta guerra civil assolava Darkover, uma jovem saiu de casa sozinha, rompendo com a família e renunciando a sua herança, porque desejava ser ela própria, não o que o pai ou um marido determinassem. Passando por um rapaz, e aproveitando-se de suas habilidades como mestre falcoeiro, uma profissão vedada as mulheres, ela se junta ao exército de Elahim, que está unificando o planeta.
Dois para Conquistar (Two To Conquer)
É a história de Bard di Asturien, um soldado proscrito e ambicioso, e de seu adversário, Varzil, o bom, que lutava para estabelecer o pacto. Também é a história de Paul Harrell, um homem da distante terra, que era um sósia do inimigo de Varzil.
Os Herdeiros de Hammerfel (Heirs Of Hammerfell)
Imagem da terrivel rivalidade entre dois reinos Darkover, relatada no momento em que um deles, ao incendiar o castelo inimigo e matar seu rei, obriga a rainha a fugir com seus filhos gêmeos ainda bêbes. Os gêmeos são separados na confusão, e um deles é criado pela mãe, em Thendara, e o outro é criado por um dos antigos empregados, na propriedade.
A Corrente Partida (Shattered Chain)
O livro conta a história de Jaelle, uma mulher que habitava uma das cidades secas do planeta Darkover. Onde as mulheres são forçadas a mais absoluta submissão. Jaelle no entanto foge para se tornar uma amazona, livre, selvagem e guerreira.
'A Espada Encantada (Spell Sword)
Continuação da história de Darkover, contando o trecho relativo a Espada Mágica de Dom Esteban, que possui no cabo uma pedra da estrela, através da Qual a Habilidade de Esteban Podia ser Transmitida a Qualquer um que a Empunhe.
Quando o avião do terráqueo Andrew Carr cai durante uma missão de mapeamento e exploração, ele é contatado mentalmente por Calista, filha de Dom Esteban, que está prisioneira dos homens-Gato. Andrew então se junta a Damon, que empunha a espada de Dom Esteban, e os dois se propõe a resgatar Calista.
A Torre Proibida
A Casa de Thendara
Cidade da Magia
Estrela do Perigo
O Sol Vermelho
A Herança de Hastur
Salvadores do Planeta* O Exilio de Sharra
Os Destruidores de Mundos
Canção do Exilio


Outras Obras:



Salto Mortal
Presságio de Fogo, em Portugal O Incêndio de Tróia, no Brasil
A Filha da Noite
A Queda de Atlântida
* * Teia da Luz
* * Teia das Trevas
Os Ancestrais de Avalon
Os Corvos De Avalon
A Casa da Floresta
A Senhora de Avalon
A Sacerdotisa de Avalon
As Brumas de Avalon
* * A Senhora da Magia
* * A Grande-Rainha
* * O Gamo-Rei
* * O Prisioneiro da Árvore
A Colina das Bruxas
Ghostlight - A Luz Espiritual
Glenraven
Witchlight - A Luz Enfeitiçada
Gravelight - A Luz Sombria
Heartlight
O Poder Supremo
* * O Círculo de Blackburn
* * As Forças do Oculto
* * A Fonte da Possessão
* * O Coração de Avalon
Os livros "A Queda de Atlântida: A Teia da Luz e A Teia das Trevas", "Os Ancestrais de Avalon", "Os Corvos de Avalon", "A Casa da Floresta", "A Senhora de Avalon", "A Sacerdotisa de Avalon" e "As Brumas de Avalon" são melhor compreendidos se lidos na ordem apresentada.
Na seqüência apresentada, cada livro completa o outro, criando uma mitologia da criação de Avalon, através da reencarnação de personagens importantes, desde da Atlântida até a época do Rei Artur.


(WIKIPÉDIA- a enciclopédia livre)

Nenhum comentário: