domingo, 8 de novembro de 2009

Sabe quem foi Franklin Cascaes???


Bom, quem é de Floripa/ SC tem obrigação de saber, mas como quem faz os vestibas da UFSC também são pessoas de outros Estados...Vamos explicar quem foi o Franklin Cascaes...


Franklin Cascaes (São José, 16 de outubro de 1908Florianópolis, 15 de março de 1983) foi um pesquisador da cultura açoriana, folclorista, ceramista, gravurista e escritor brasileiro.
Dedicou sua vida ao estudo da cultura açoriana na Ilha de Santa Catarina e região, incluindo aspectos folclóricos, culturais, suas lendas e superstições. Usou uma linguagem fonética para retratar a fala do povo no cotidiano.
Seu trabalho somente passou a ser divulgado em 1974, quando tinha 54 anos.
No ano de 1983, um acervo chamado "Coleção Professora Elizabeth Pavan Cascaes", que ainda está em fase de documentação, foi criado, com doações do próprio autor contendo suas obras artísticas. Hoje, o acervo está sob a guarda da Universidade Federal de Santa Catarina, que realiza um bom trabalho na conservação do frágil acervo do mestre. São aproximadamente 3.000 peças em cerâmica, madeira, cestaria e gesso; 400 gravuras em nanquim; 400 desenhos a lápis e grande conjunto de escritos que envolvem lendas, contos, crônicas e cartas, todos resultados do trabalho de 30 anos de Franklin Cascaes junto a população ilhoa coletando depoimentos, histórias e estórias míticas em torno das bruxas, herança cultural açoriana.
Em 2008, no centenário de seu nascimento, o pesquisador foi homenageado com o livro Treze Cascaes, uma coletânea de treze contos de diferentes autores, que recriaram uma história em cima das histórias de Franklin Cascaes. O livro é dedicado a resgatar a cultura.


Suas Obras


Contos
Balanço bruxólico
Nossa Senhora, o linguado e o siri
A Bruxa metamorfoseou o sapato
Balé das mulheres bruxas
Mulheres bruxas atacando cavalos
O Boitatá
Mulheres dando nós em caudas e crinas de cavalos
Livros
O Fantástico na Ilha de Santa Catarina (Volumes 1 e 2)


Site da Fundação Franklin Cascaes



*Isto tudo foi retirado do site da Wikipédia

Um comentário:

Anônimo disse...

Ótimo texto ..Usei no meu trabalho de artes sobre Franklin!! vlw