terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Persuasão - Jane Austen

Oi galerinha...
Vamos a mais uma resenha de livro. A última do mês de janeiro. Nossa gente, li muito este mês....
Antes de entrar de vez na resenha, queria explicar um pouco o título.
Pra quem não sabe, Persuasão significa o emprego de argumentação com o propósito de conseguir que a outra pessoa adote uma outra postura, ou linha de conduta, teoria ou crença. Em outras palavras, dar ideias.
No âmbito da RAZÃO:
- argumentação;
- lógica;
- método cientifíco;
- prova;
No âmbito da EMOÇÃO:
- retórica;
- fé;
- tradição;
- propaganda;
- publicidade;
- controle;
- valores;
Vamos ao Enredo:
O livro é simples e realista. Tem os elementos de regidez de classe; amor; sede de amor; desilusão; fracasso amoroso; perdas e lembranças; sem ideias conflitivas no seu caráter.
Este romance delicioso da grande escritora Jane Austen, é o último de seus romances. E talvez seja por isso que é o mais mauro de seus livros. Ela descreve uma personagem que sofre com o preconceito social, já que tem 29 anos e não se casou. E como em todos os romances de Jane Austen, existe conflitos entre as personagens, o vai e vem, os encontros e desencontros dos apaixonados e o ótimo desfecho, sempre apaixonante.

DAS PERSONAGENS:
- Anne Eliot: uma personagem doce e sonhadora, mas com os pés no chão. Se deixa persuadir pelas ideias de Lady Russell.
- Frederick Wentworth: a grande paixão de Anne. Consegue ficar bem de vida por mérito próprio.

A LIÇÃO DE JANE AUSTEN:
Deve guardar com cuidado o que se tem de mais valor, pois não se pode recuperar depois de perdido.

PASSAGEM ESCOLHIDA POR UMA AMIGA:
"Não consigo mais permanecer em silêncio. Tenho de falar contigo pelos meios de que agora disponho. Trespassaste a minha alma. Sou metade agonia, metade esperança. Não me digas que é demasiado tarde e que sentimentos tão preciosos desapareceram para sempre. Ofereço-me novamente à tua pessoa com um coração ainda mais teu do que quando quase o partiste há oito anos e meio. Não digas que um homem esquece mais depressa do que uma mulher, que o seu amor morre mais cedo. Eu somente amei a ti. Posso ter sido injusto, fraco e ressentido, mas nunca fui inconstante. Somente a tua pessoa me trouxe a Bath. Por ti apenas, eu penso e ajo. Não viste isso? Falhaste a entender os meus desejos? Não teria esperado nem estes dez dias se pudesse ler os teus sentimentos, como penso que penetraste nos meus. Mal consigo escrever. A cada instante ouço algo que me oprime. Baixas a voz mas eu sei distinguir os tons dessa voz mesmo quando ela se perde para os outros. Demasiado bondosa, excelente criatura! Tu fazes-nos justiça, de fato. Acreditas no verdadeiro afeto e constância entre os homens. Acredita nisto, mais fervoroso e constante. Parto, incerto sobre a minha sorte, mas voltarei aqui ou para a tua festa. Uma palavra, um olhar será suficiente para que eu entre em casa do teu pai esta noite ou jamais o faça." Captain Frederick Wentworth.

(Persuasão, Jane Austen)"

Quem quiser conferir na Wikipédia tem uma resenha completa e com spoliers:

Um comentário:

Escondidos No Livro disse...

Oi... Eu já vi esse livro mas a capa era diferente... Essa é mais bonitinha... AMei... Beijuuus...

Lucas, ESCONDIDOS NO LIVRO!