domingo, 12 de fevereiro de 2012

Porque Eu Amo Shakespeare....

















Como posso começar este post...
Tem pessoas que gostam de ler, tem pessoas que são apaixonadas pelo "O Pequeno Príncipe", tem pessoas que tem uma relação de amor e ódio com Nietzsche, eu amo Shakespeare.
Não me lembro quando comecei realmente a amá-lo, talvez da minha infância, por influência de meu tio que fazia teatro, ou ainda por um quadro que minha avó tinha na copa de casa em que um casal, ou melhor uma dama que se debruçava em uma sacada para dar a mão ao seu amado. Minha avó sempre me dizia "- É Romeu e Julieta". O quadro já não existe mais, mas aquela imagem nunca saiu da minha mente.
Os anos foram se passando e eu me apaixonando por Literatura. Claro, primeiro li "Romeu e Julieta" da Coleção Vagalume, mais simples para a Literatura Infanto-Juvenil, depois fui ao Hamlet, mas não compreendo muito bem, mas não desisti.
Depois assisti aos filmes, entendi melhor, e voltei aos livros.
Foi quando meu tio ( o que fazia teatro) me levou um exemplar antigo de "Romeu e Julieta", fiquei vidrada e extasiada, é uma relíquia perfeita, mas era dele.
Comecei a comprar os meus próprios livros...Mcbeth foi o primeiro, foi numa viagem que fiz com meus pais à São Francisco do Sul/ SC. Estava intediada, não sabia o que fazer, fui à uma banca com minha mãe, ela foi olhar as palavras cruzadas e eu fiquei olhando o resto, as revistas já não me interessavam mais, foi quando vi um livrinho, um pocket com a figura estranha, me proximei e li "Mcbeth" por R$ 7,00, virei para minha mãe e falei "É isso que quero" e aí ela comprou...devorei-o, página por página...
Os outros foram casualmente, Hamlet, Rei Lear...
Um dia, estava na casa da minha vó e ela vira pra mim e fala "- Vou jogar essas coisas de seu tio embora!" "- Ele não vai usar mais e tem coisas despedaçadas..."
Em um click, fui ver o que minha vó queria dizer e no meio de tantas coisas encontrei-o, perdido e triste, caindo aos pedaços e pedindo para ser resgatado... O que era??? Sim, era aquele livro, que a muitos anos atrás meu tio tinha me mostrado, aquele exemplar de "Romeu e Julieta" antigo, ele me chamava e eu fui ao seu encontro, resgatei-o, cuidei e meio que reformei com os recursos que eu tinha. Pronto!!!































Entrei na faculdade, e sempre com as metáforas de Shakespeare segui, estudei Letras - Português/ Inglês, tirava boas notas e resolvi em um piscar de olhos, "vou fazer algum projeto sobre Shakespeare, mas o que??? como???"
Varri a biblioteca da faculdade, pesquisei muito e encontrei,
como Shakespeare era Universal, tinha diversos outros autores que se baseavam-se em suas obras e um deles era Machado de Assis, um outro autor que eu gostava muito. E assim comecei muita busca por Otelo e Bentinho, suas semelhanças e loucuras, seus amores por Desdemona e Capitu e por aí vai...Comprei meu exemplar pocket da peça para este fim e também para mim mesma.


Terminei a faculdade e fui trabalhar em uma das unidades da biblioteca da própria faculdade, e sempre comentando sobre minha paixão, uma das alunas me disse " Eu tenho vários livros deste autor e não sei o que fazer com eles?" Instantaneamente eu me coloquei para olhar e avaliar os que estavam em boas condições, comprei 6 volumes (Bem está o que em acabar; Noite de Reis/ O que quiseres; Julio César; Coriolano; El Rei Henrique IV; El Rei Ricardo II).
Minha coleção cresceu, e ainda vai crescer mais!!!
Adoro uma banca de revista, um sebo e uma livraria....me perco, fico horas e horas me deliciando entre livros e afins....
Amo mesmo, não tenho vergonha de assumir, Shakespeare é meu ídolo.















Quem não gosta dele, eu entendo, é porque não compreende sua obra gloriosa!!! Quando começarem a entender melhor, começaram a gostar!!!

2 comentários:

Escondidos No Livro disse...

Nossa amiga... Você é FANZONA de Shakespeare... rsrs Eu li um livro dele e me decepcionei... rsrs A Tempestade... Sei lá, não gostei muito não... Mas respeito quem gosta... Afinal gosto, cada um tem o seu... rsrs

Bruna Tavares disse...

Amei seu post! Acho que não posso me considerar uma fã de Shakespeare (prefiro novelas à peças) mas posso dizer que gosto e admiro muito o seu talento com as palavras. Considero-o realmente um gênio.
Li apenas três livros dele: Romeu e Julieta, Sonho de uma noite de Verão e Hamlet. Todos muito bons. Também assisti alguns filmes baseados em suas obras, inclusive O Mercador de Veneza que particularmente gostei bastante.
Mas o que eu gostaria mesmo é de assistir Shakespeare no teatro, afinal suas obras foram escritas com essa finalidade, e eu gosto bastante de teatro.
B-jus