terça-feira, 27 de março de 2012

O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald

Este livro é um dos meus favoritos!!!!


Vamos começar dando uma aulinha de Literatura Americana:
Quando estava na faculdade, tive uma matéria chamada "Literatura Americana I e II", e fiquei fascinada pela "Geração Perdida" (Lost Generation).
Foi Gertrude Stein, a grande percursora que deu este nome ao famoso grupo de artistas, pintores, escritores, músicos e outros. Estas pessoas foram para Paris fugindo da Grande Depressão dos EUA dos anos 20.
No meio desta ilustre reunião, nós encontramos Francis Scott Fitzgerald, o brilhante autor deste livro.

O GRANDE GATSBY
Uma estória de uma estória de amor narrada em 3ª pessoa por Nick.
A estória é sobre um emergente social chamado Jay Gatsby e sua paixão por Daisy.
Daisy por sua vez, não esperou por Gatsby no passado e se casou com Tom Buchanan, que na verdade vivia com a esposa e sustentava uma amante a tira colo.
É um vai e vem emocionante e eletrizante, com uma ótima narrativa de Fitzgerald. (Não vou ser louca e contar toda a estória né???)

* O que o livro mostra além do romance de Gatsby e Daisy???
->New York nos anos 20;
-> caos pós 1ª Guerra Mundial;
-> Depressão de um povo (EUA);
-> Glamour dos ricos (época);
-> Novos ricos (West Egg / East Egg);
-> Poder (dinheiro) seduz as pessoas;
Resumindo: beleza, glamour, bebidas e jazz...

Uma das passagens do livro (uma das minhas favoritas)
"O coração dele começou a bater cada vez mais rápido com a proximidade do rosto branco de Daisy. Ele sabia que, no momento em que beijasse e unisse para sempre aquelas visões inexprimíveis ao hálito perecível da garota, seu espírito jamais dançaria de novo como o espírito de Deus havia dançado. Assim ele aguardou, escutando por mais um momento diapassão que tinha sido tocado sobre uma estrela.
Então ele a beijou. Ao toque de seus lábios, ela se abriu para ele como uma flor orvalhada e a encarnação estava completa." (página 128)

2 comentários:

Lisa disse...

Bom dia, Camila! Vi seu recadinho no twitter e vim conferir o que vc achou dO Grande Gatsby. Sinceramente, eu não amei o livro. Talvez por desconhecimento do contexto em que ele foi escrito. Talvez por ser um clássico, eu estava esperando algo diferente, não o amor "adolescente" de Jay por Daisy ou a vida dupla do Tom ou a completamente sem graça vida do Nick. Vc saberia me indicar algum livro sobre essa época para eu ler (não literatura, mas teoria literária ou análise de Fitzgerald)?
Um grande beijo

Miguel Pestana disse...

Olá,

Este foi o ultimo livro que li.

5 estrelas!!

Podes ver a minha opiniao no meu blogue:

http://silenciosquefalam.blogspot.pt/2012/04/o-grande-gatsby-f-scott-fitzgerald.html

Parabens pelo teu blogue!