sexta-feira, 24 de junho de 2011

"Orgulho e Preconceito" ganha edição pela Penguin-Companhia

da Livraria da Folha

Jane Austen foi uma escritora à frente de seu tempo. Seus romances retratavam com um olhar crítico a sociedade inglesa na qual vivia, sempre preocupada com as aparências e com jogos de influência.

Em vida, publicou apenas quatro livros, mas deixou material que é republicado continuamente ao longo dos anos. Um de seus mais famosos livros, "Orgulho e Preconceito", que chegou a ganhar umaparódia com zumbis, ganhou uma nova versão em português.

A parceria Penguin-Companhia, a qual permite que a Companhia das Letras traga para o português grandes obras da editora norte-americana, traz esta semana para o Brasil a sua edição do clássico de Austen.

A história, que já foi adaptada diversas vezes para o cinema e a televisão, acompanha a história de uma jovem com ideias próprias na Inglaterra do final do século 18.

Ela não aceita os casamentos arranjados por sua família e se encanta por um milionário que se muda para a região, mas que aparentemente não quer se envolver com as pessoas do interior que ali moram.

A sociedade da época marginalizava as mulheres que não tinham dote, e Elizabeth parecia ser uma delas. Através de sua voz, Jane Austen critica esta posição na qual as mulheres são colocadas e, por tabela, o comodismo que faz com que elas não voltem contra situação.

*

Orgulho e Preconceito
Autor: Jane Austen
Editora: Penguin-Companhia
Páginas: 576
Quanto: R$ 32,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

Nenhum comentário: